Cana é uma das fontes mais eficiente para produção de biocombustível

A cana é considerada como uma das fontes mais eficientes para produção de biomassa e biocombustíveis. A produtividade de etanol por área da cana é no mínimo o dobro do que é produzido em trigo ou milho. O Brasil alcançou níveis muito altos de produtividade de etanol proveniente da cana, na ordem de 7 mil litros de etanol/ha e 6,1 MWh de energia/ha. Uma típica usina de cana-de-açúcar no Brasil processa 2 milhões de toneladas de cana em 30.mil/ha de área agrícola e produz 200 milhões de litros de etanol por ano.

O total de etanol de cana produzido no Brasil é superior a 31 bilhões de litros/ano com mais de 80% sendo usados no setor de transporte, principalmente para consumo doméstico e vendido como etanol puro ou misturado com a gasolina. Os Estados Unidos das Américas (EUA) são o único produtor significativo de etanol além do Brasil, com produção de aproximadamente 50 bilhões de litros/ano a partir de milho. A produção de etanol na Europa gira em torno de 5 bilhões de litros, e a China produz atualmente em torno de 2,5 bilhões de litros por ano.

O uso da cana-de-açúcar para etanol não resulta em emissões significativas de gases efeito estufa. Isso se deve ao fato de que o dióxido de carbono liberado na queima de etanol representa aquele que foi absorvido pelas folhas durante a fotossíntese. O consumo de combustíveis fósseis durante a produção de etanol proveniente da cana se restringe ao transporte, colheita e uso de insumos, incluindo fertilizantes. Porém, mesmo levando esses fatores em consideração, o balanço de emissão de gases efeito estufa é muito favorável comparado com outras culturas.

Em comparação com etanol de milho, trigo, beterraba ou sorgo, o etanol de cana possui um maior balanço de energia líquida e menor nível de emissões de CO2. Além disso, a queima do bagaço (resíduo fibroso que sobra após moagem) para a produção de eletricidade permite que a produção de etanol de cana não necessite de qualquer fonte externa de energia. De fato, estima-se que se o bagaço for completamente usado em todas as usinas de cana, poderia suprir 13% da energia brasileira. Embora possa ser questionado que a produção de combustíveis reduz a quantidade de terra disponível para produzir alimentos, a produção atual de etanol ao redor do mundo ocorre em 10 milhões de há, menos de 1% da terra agricultável do mundo.

Em média, 85% de todo o açúcar consumido no mundo é proveniente da cana-de-açúcar, o restante é fornecido principalmente pela beterraba açucareira. Os maiores consumidores de açúcar são a Índia, União Europeia, China, Brasil e Estados Unidos da América (EUA), com um consumo em torno de 70 milhões de toneladas de açúcar/ano, representando quase 50% do consumo mundial. O consumo per capita global, atualmente é em torno de 24 kg/pessoa e expande continuamente na taxa de 1,5-2% por pessoa ao ano. Os maiores exportadores de açúcar são Brasil, seguido pela Austrália e Tailândia.  As principais regiões de importação são Rússia, União Europeia e EUA.

Caldo de cana-de-açúcar – Mas vale dizer que a maioria da cana-de-açúcar no mundo é processada para produzir açúcar refinado para diferentes usos como adoçante e na produção de alimentos, algumas regiões produzem o caldo da cana-de-açúcar. Normalmente a prensa e a venda da cana são feitas por vendedores de rua, sendo vendida em diversas formas e combinações, como hortelã, gengibre, limão e gelo. É normalmente consumido como bebida na Ásia e América Latina.

Exigências do Mercado de Cana-de-açúcar – As exigências de mercado diferem de acordo com o país e o uso final do produto. A maioria da cana é processada pelas usinas e a produção precisa atender às exigências da indústria. O valor da cultura na maioria das regiões produtoras é determinado pela produtividade de açúcar. Com níveis de açúcar variando entre 11% e 16%, os produtores precisam otimizar os níveis sem comprometer a produtividade de cana.

Fontes: Esaul/USP, Yara do Brasil, Cana Online

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s