Piscicultura praticada em tanques suspensos oferece muitas vantagens

O sistema com tanques suspensos destaca-se não só pelas altas taxas de produtividade, mas principalmente por apresentar características únicas que facilitam o manejo. Dentre elas, o aumento de taxas de conversão alimentar, redução de perdas, e principalmente a quebra de paradigmas de safra na aquicultura. Com tanques suspensos é possível dimensionar os módulos por produtividade constante, garantindo oferta durante o ano todo, e não apenas em uma ou duas safras por ano.

O ambiente permite a visualização e o manejo de todo o lote confinado, controle preciso e individualizado, facilitando a realização de biometria para a correta oferta de alimentação, evitando problemas com baixa ou alta oferta de ração por indivíduo. O sistema de confinamento de peixes em tanques suspensos afasta predadores como o morcego, ratos, aves, ariranha, jacaré, parasitas, contaminantes e invasores microscópicos. O módulo de confinamento inibe possíveis furtos da produção.

tanque suspenso 3

Além disso também permite o controle da qualidade e temperatura da água e do ambiente do confinamento, pois os tanques são montados dentro de estufas e a água circula por um sistema hidráulico individualizado, impedindo seu contato com o solo ou qualquer outro meio que possa alterar as características físico/químicas da água dos tanques. Outro ponto positivo é a ‘despesca’. O processo de preparo e insensibilização dos peixes que serão enviados para o abate pode ser feito dentro do próprio tanque suspenso.

O tanque pode ser circular, quadrado ou retangular. O abastecimento de água nos tanques é sempre por derivação. Assim, água pode vir de: uma nascente, outro curso de água principal, um canal de irrigação ou um açude, com a água conduzida através de canais abertos ou tubulados. Pode ser, também, através de bombas de água. Ou seja, tanto na entrada quanto na saída, a água é controlada.

Benefícios

– Seis vezes mais peixes que no sistema convencional.

– Ambiente mais saudável.

– Tamanho mais uniforme do produto final.

– Permite ao produtor dimensionar a produtividade.

– Menor consumo de água, de risco sanitário, de demanda de água e descarte de afluentes.

– Maior controle de produção

– Praticidade na limpeza e produção agregada

tanque suspenso 2

Cuidados que o produtor precisa ter na hora de escolher os tanques

– Atenção para o espaço disponível

– Disponibilidade da água

– Escolha certa do método de produção

– Cuidado com a cor interna do tanque

– Ter o objetivo de uso do tanque bem definido

Fonte: Ecofarm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s