Gestão ainda gera preconceito por falta de conhecimento e informação

Apesar de ser o termo da moda a “Gestão” ainda não é feita com eficiência em boa parte das propriedades rurais. Cada vez mais, o produtor passa pela necessidade de escolher um caminho, que muitas vezes é feito em função de repetir a mesma experiência passada por diversas gerações. A primeira dificuldade que o produtor enfrenta quando se trata do tema é o desconhecimento do que é gestão. É natural que onde há desconhecimento existe o preconceito e, por isso, a gestão ainda gera uma certa resistência no setor do agronegócio. É importante destacar que gestão é a alocação correta dos recursos financeiros, materiais e humanos,  com o objetivo de obter os  resultados desejados de maneira eficaz.  Gestão inclui ainda treinamento e motivação para que a equipe execute as ações planejadas com eficiência.

gestão 3
Foto: Divulgação

Pensando que gerenciar tem como objetivo fundamental o cumprimento de metas estabelecidas, cabe a um bom gestor um adequado desenho de um plano de metas, um rigoroso sistema de acompanhamento e uma grande habilidade de buscar saídas para os desvios encontrados. O sucesso nestas três etapas estará pautado no tripé: liderança, conhecimento técnico e gerencial.  Parte dos empresários rurais que já despertou para a necessidade da profissionalização de suas propriedades e tem o conhecimento do que é gestão, vivem dificuldades no próximo passo que é implementar esta área. Uma empresa rural precisa de ferramentas gerenciais simples e que sejam aplicáveis à sua realidade. Muitas vezes, metodologias complexas, que prometem análises extremamente detalhadas, não saem do papel, levando ao insucesso da sua utilização.

Soybean Field
Foto: Divulgação

Para que o conhecimento técnico e gerencial seja colocado em prática, é preciso investir tempo no treinamento da equipe. Desta forma, praticando a gestão, as pessoas estarão adquirindo “conhecimento prático”. Nesta fase, a liderança da empresa ou setor deverá levar o conhecimento à equipe, servindo de facilitador à aplicação do mesmo.

Diante desse panorama o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT) oferece treinamentos para qualificar e capacitar profissionais para atuarem nesta área. E a cada ano que passa a demanda por estes cursos aumenta junto aos Sindicatos de Rurais e, consequentemente, junto ao SENAR MT. Os interessados em saber mais sobre estes treinamentos devem procurar o Sindicato Rural de seu município ou acessar o site http://www.senarmt.org.br

Confira algumas ferramentas para melhorar a gestão da propriedade rural:

Canvas – É uma ferramenta prática e objetiva para o gerenciamento estratégico. Composto por um quadro dividido em nove campos, onde cada um apresenta fatores que precisam ser estruturados para que o negócio funcione. A ideia é que a ferramenta apresente resumidamente, a estratégia de cada um destes fatores em um só quadro. Dessa forma, o Canvas promove uma visualização mais integrada de toda a estratégia do negócio.

canvas
Foto: Divulgação

Zero Paper – é outro sistema responsável pela gestão financeira de um negócio, inclusive de propriedades rurais. Ele é simples, fácil e muito eficiente, sendo essencial para melhorar o planejamento e administração da gestão rural. Motivos de muitas reclamações entre empresários do campo, o gerenciamento financeiro do negócio é sempre um desafio: muitos deles não têm experiência nem tempo para tomar a frente desses processos tão importantes. Com o Zero Paper, o produtor tem um maior controle do fluxo de caixa, das contas a pagar e receber e relatórios detalhados da performance da sua propriedade rural, além de uma lista completa de clientes e fornecedores.

Zero Paper
Foto: Divulgação

Evernote – todo produtor rural tem o costume de anotar e guardar aquilo que acha importante: um dado produtivo, uma informação importante, o número de telefone de um novo fornecedor. Porém, com o passar do tempo, se perder em meio às próprias anotações e não conseguir mais achar a informação que necessita passa a ser um risco grande, e o Evernote chega para resolver esse problema.  A ferramenta funciona como um banco de anotações para tudo que o produtor achar importante, incluindo texto e imagem, de uma forma muito organizada.

Evernote
Foto: Divulgação

BovControl – Esta ferramenta de gestão, certamente, é uma das mais completas do setor e visa auxiliar a gestão total da propriedade rural. E o mais importante, diferentemente de outras soluções, o BovControl foi desenvolvido e pensado exclusivamente para auxiliar no planejamento e administração da propriedade rural. Além de ser fácil de usar, o BovControl é um grande aliado do produtor nas suas atividades diárias. Com o processamento de dados feito pela ferramenta, o gestor tem mais segurança para tomar decisões, potencializando a produtividade do seu negócio. O aplicativo pode ser instalado em smartphones, e, por isso, todos os profissionais envolvidos na produção podem inserir, em tempo real, os dados no sistema – o que ajuda, e muito, no controle e administração da propriedade rural.

bovcontrol
Foto: Divulgação

Fonte Conteúdo: Rehagro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s