Sucessão familiar no setor agropecuário preocupa sucessores e sucedidos

Sucessão familiar é um dos temas mais discutidos em todas as áreas. Não é um problema apenas do Brasil, mas de todo o mundo.  No setor agropecuário, um dos desafios nas propriedades rurais é a falta de interesse dos jovens em permanecer na atividade, ocasionando o chamado êxodo rural. Esta é outra preocupação que está tirando o sono do homem do campo.

A agricultura brasileira está em pleno desenvolvimento. Mensalmente chega ao mercado as mais modernas tecnologias de produção, sementes de alto padrão, máquinas e equipamentos, agricultura, sistemas de irrigação, estrutura de armazenagem e até defensivos que protegem o meio ambiente. Mas a sucessão familiar ainda gera preocupação, conflitos e angustias. Ainda é um processo longo e que, muitas vezes, precisa de orientação profissional. É importante destacar que sucessão é muito diferente de herança.

sucessão7

Em algumas famílias a sucessão é natural. Este é o caso de Ermínio Soares Silveira, de 70 anos. Ele teve três filhos que decidiram não fazer faculdade para ajudar o pai a administrar os negócios. Ao completar 21 anos, cada um ganhou uma fazenda para administrar. “Ajudo no que é preciso, dou opinião quando me pedem ou se vejo que a decisão que estão prestes a tomar vai causar muito prejuízo chamo para uma conversa, primeiro individualmente e, depois faço uma reunião com toda a família. Se mesmo assim, eles quiserem fazer, não proíbo, mas também não ajudo a cobrir o prejuízo. Tem funcionado bem”, conta Silveira orgulhoso.

Mas nem sempre é tão fácil assim. A psicóloga Maria Luisa de Arruda conta que tem trabalhado faz dois anos com uma família formada pelo pai, mãe, dois filhos, duas filhas, genros e noras. “Não está fácil. Trabalho individualmente com cada um deles e uma vez por mês fazemos uma sessão com toda a família. Já evoluímos bastante, mas ainda não estão prontos para iniciar o processo de sucessão que será conduzido por uma empresa especializada nesta área”.

sucessão 4

Na maioria das vezes, os pais dedicam todo o seu tempo ao trabalho, com o objetivo único de aumentarem o patrimônio, mas esquecem de preparar os sucessores. Essa transição na relação de pai e filho para sócios não é fácil. A dica do consultor Amarildo de Arruda Ebehart é que o processo de sucessão seja feito com a presença ativa dos pais, conduzindo o planejamento da “transferência do bastão”, orientando os filhos, protegendo os mesmos, reservando poderes da administração para si e criando uma nova relação, que além de familiar é de sociedade empresarial.

Com o objetivo de auxiliar nesse processo de transição, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT) oferece o Sucessão Familiar. Este programa tem como objetivo mostrar a importância do processo sucessório para o crescimento, desenvolvimento, longevidade e sucesso nas empresas familiares do agronegócio. O conteúdo deste treinamento inclui assuntos como análises financeiras e contábeis utilizadas como instrumentos para a tomada de decisões das empresas familiares, aspectos legais, tributários e vários outros.

sucessão2

Para participar do programa é preciso ter mais de 18 anos, ser alfabetizado com noções básicas de matemática e ainda ter dois membros da família na mesma turma: o sucessor e o sucedido. Os interessados devem procurar o Sindicato Rural do seu município.

No processo sucessório é importante considerar os valores da família gestora, a realidade em que ela se encontra e os valores presentes, bem como a expectativa de vida dos membros principais atuantes na gestão. A sucessão na gestão familiar é crucial no êxito da continuidade de uma organização, uma vez que o processo intervém diretamente nos negócios e pode ser capaz de definir a sua estabilidade, crescimento ou até a ruína da empresa.

Mas não é só isso, também é preciso fazer o planejamento do processo da sucessão. Com a entrada de uma nova geração na empresa, a inovação tende a ser próspera e o receio de correr riscos tende a diminuir. Para tanto, a busca por um perfil empreendedor alinhado aos valores da família pode ser capaz de suscitar a inovação organizacional dentro de empresas familiares.

sucessão 1

Os herdeiros precisam ser preparados para o processo sucessório, para que suas expectativas sejam atendidas, visto que a contínua motivação é fator chave para que a segunda geração tome frente dos negócios. Assim sendo, a  geração que seguirá na gestão da empresa familiar necessita ser capacitada, com base na educação empreendedora e estar motivada para integrar o processo de gestão.

Além dos atritos familiares, no caso do setor rural, o Processo de Sucessão tem mais um complicador que é a divisão física da propriedade. É preciso levar em conta que a propriedade tem áreas com solos diferente, pode ter apenas uma única estrutura armazenadora, um único sistema de irrigação e, apenas um acesso e uma área de reserva. Na hora da divisão tudo isso precisa observado, pensado e administrado com harmonia no processo sucessório.

PONTOS IMPORTANTES QUE DEVEM SER OBSERVADOS NUMA SUCESSÃO FAMILIAR

sucessão 6

 

-Ninguém pode voltar atrás e fazer um novo começo, mas todos podem trabalhar para um novo fim.

– É importante conciliar o crescimento familiar com a rentabilidade da empresa.
– É primordial administrar a rivalidade entre os irmãos, noras e genros.

– Investir nas relações de pais e filhos, estabelecer harmonia e evitar desconfiança.
– Conduzir com cuidado e administrar o medo de tratar o assunto “Sucessão Familiar”, podendo parecer que a morte está perto.
– Buscar conhecimento das técnicas disponíveis para implantar e conduzir o processo de sucessão, que favorece a harmonia familiar e o crescimento do negócio.

Fontes: Safras e Cia, SENAR- Brasil, Sistema Famato

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s