Gestão de sistemas mecanizados garante melhor rentabilidade

Com a chegada constante de novas tecnologias para o campo, o produtor precisou se dedicar mais à gestão da propriedade. Analisar dados se tornou uma atividade comum, principalmente, nas fazendas de médio e grande porte. Os produtores e trabalhadores rurais precisam saber planejar e dimensionar a utilização dos equipamentos para garantir melhor rentabilidade.

Tractor spraying soybean field

Mas para planejar as operações com máquinas e implementos agrícolas dentro de uma propriedade rural e ter uma boa gestão da produção de grãos é necessário ter profissionais qualificados e capacitados. Para auxiliar os produtores neste processo, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT) oferece, em seu portfólio, o treinamento Gestão de Sistemas Mecanizados que tem como objetivo mostrar os conceitos de planejamentos nas operações mecanizadas.

Segundo o instrutor credenciado junto ao SENAR-MT, Carlos Danielli, no treinamento de gestão dos sistemas mecanizados, o participante pode aprender como planejar as operações com o maquinário de maneira eficiente.

20 - nov - blog - foto 2

O conteúdo do treinamento conta ainda com noções de dimensionamento de conjuntos mecanizados, conceito dos principais indicadores operacionais como escalonamento das operações, ritmo e capacidade operacional e eficiência gerencial do maquinário. Também são abordados assuntos como custo da operação (ou sistema), custos: fixos, variáveis, totais e de produção e impacto no sistema de produção.

É fundamental o papel que os sistemas mecanizados desempenham na implantação, custos e na sustentabilidade das lavouras. Para que esses sistemas desempenhem adequadamente as suas funções é necessário estimar sua capacidade, número e os custos e, depois, gerenciar quanto à produtividade e qualidade.

20 - nov - blog - foto - 3

É importante ressaltar que o conjunto de equipamentos, máquinas e implementos que realizam os processos de implantação, condução e colheita das culturas tem que ser gerido com muito cuidado para garantir a melhoria da rentabilidade. “O planejamento operacional e econômico é uma ferramenta fundamental de apoio para a avaliação dos custos da mecanização, permitindo, assim, anteciparmos a análise dos resultados. Isso nos ajuda muito na tomada de decisão”, diz o produtor Amarildo Jose Strambert.

É importante ressaltar que em outras áreas as especificações necessárias para realizar o planejamento do desempenho das máquinas são mais fáceis de serem obtidas e também  mais precisas. Já no setor agrícola, essas especificações   não   mantém   um   padrão.   Isso acontece principalmente devido à quantidade e  diversificação  dos  elementos  envolvidos,  muitos  deles,  inclusive, sem a possibilidade  de  controle, em  especial  aqueles relacionados  às  condições climáticas.

20 - nov - blog - foto - 4

Além disso, é necessário levar em conta as relações interdependentes observadas, nas quais a alteração em uma determinada variável pode afetar outra, modificando a produtividade do sistema como um todo. Desta forma, os modelos computacionais aplicados ao dimensionamento de sistemas mecanizados agrícolas são uma ótima ferramenta de gestão. “Esse modelo garante diversas vantagens, desde se obter o conhecimento prévio do desempenho dos sistemas até a possibilidade de manipular cenários  para testar situações de interesse”, explica o engenheiro agrônomo, José Luis Ribeiro.

Para capacitar e qualificar profissionais para atuarem nesta área e também para atender aqueles que pretendem ampliar o conhecimento, o SENAR-MT oferece dezenas de treinamentos em seu portfólio. Dentre eles, o de aplicação de agrotóxico utilizando o pulverizador auto propelido, operação e regulagem de implementos agrícolas para plantio e controle fitossanitário, operação e regulagem de implementos agrícolas para preparo e correção de solo, operação e regulagem de implementos agrícolas para semeadora e diversos outros

20 - nov - blog - foto - 5

Novidades

O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) oferece o módulo de avaliação econômica do Sistema para Gestão de Máquinas Agrícolas (Sigma), uma plataforma que desenvolve em parceria com a Agropixel, empresa de tecnologia da informação voltada à agropecuária sediada em Londrina (PR). A tecnologia é dirigida a produtores de grãos e pode ser acessada gratuitamente no site.

“O Sigma permite avaliar o quanto da produção é necessário para cobrir o investimento realizado em máquinas, e também indica as operações que podem ter seu custo reduzido”, explica o pesquisador Anderson de Toledo. Com acesso pela internet e aplicativos móveis, o Sigma possibilita ao produtor registrar as atividades e obter informações sobre o dimensionamento do conjunto mecanizado e o custo de cada operação. “A ideia é oferecer uma ferramenta para auxiliar o produtor a melhorar o planejamento da propriedade”, afirma.

20 - nov - blog - foto - 6

De acordo com Toledo, os produtores que fazem esse controle em geral usam cadernos ou planilhas. “O Sigma permite registrar e saber em detalhes, e on-line, se as máquinas estão se pagando. Com o tempo, ele terá um histórico das atividades e poderá fazer simulações para novas operações”, diz o pesquisador.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s