Desvendando a Agricultura de Precisão

Manejo integrado de informações e tecnologias fundamentado nos conceitos de que as variabilidades de espaço e tempo influenciam nos rendimentos dos cultivos. É assim se pode definir o a Agricultura de Precisão (AP). Considerada uma filosofia visa o gerenciamento mais detalhado do sistema de produção agrícola como um todo, não somente das aplicações de insumos ou de mapeamentos diversos, mas de todo os processos envolvidos na produção.

AGRICULTURA DE PRECISÃO02

O termo engloba o uso das mais diversificadas tecnologias atuais para o manejo de solo, insumos e culturas, de modo adequado às variações espaciais e temporais em fatores que afetam a produtividade das mesmas. A agricultura de precisão é o conjunto de tecnologias cujo objetivo é aumentar a eficiência, com base no manejo diferenciado de áreas na agricultura.

maxresdefault

É importante destacar que para se ter sucesso na Agricultura de Precisão é preciso ter profissionais qualificados para utilizar 100% do que as máquinas e equipamentos ofertam para o trabalho cotidiano. O Serviço Nacional de Mato Grosso (SENAR-MT) oferece o treinamento de Tecnologia de Máquinas de Precisão que tem como objetivo ensinar o participante a utilizar da melhor forma as tecnologias embarcadas em maquinas agrícolas.

02102017101548

Engana-se, porém, quem pensa que a Agricultura de Precisão está relacionada apenas ao emprego de máquinas e tecnologias sofisticadas, pois este princípio de agricultura vai além, constituindo-se em um sistema de ações que levem a um manejo mais eficiente dos fatores de produção associados às condições de diversidade de uma área agrícola. Isto porque esta técnica não consiste simplesmente na habilidade em aplicar tratamentos que variam de uma área para outra, porém, ela deve ser considerada com a habilidade em monitorar e acessar a atividade agrícola, precisamente em um nível local, tanto que as técnicas de agricultura de precisão devem ser compreendidas como uma forma de manejo sustentável.

AGRICULTURA DE PRECISÃO 1

A Agricultura de Precisão é definida com base nas tecnologias que permitem que ela seja realizada como Sistema de Posicionamento Global (GPS) ou sistemas de taxa variável. Porém, tão importantes quanto os dispositivos, é perceber que a informação usada ou coletada é o ingrediente chave para o sucesso do sistema. O conceito de agricultura de precisão se distingue da agricultura tradicional por seu nível de manejo. Em vez de administrar uma área inteira como uma única unidade, o manejo é adaptado para pequenas áreas dentro de um campo.

AP_GR

É importante destacar que a Agricultura de Precisão não está relacionada somente ao uso de ferramentas de alta tecnologia, pois os seus fundamentos podem ser empregados no dia a dia das propriedades pela maior organização e controle das atividades, dos gastos e produtividade em cada área. O emprego da diferenciação já ocorre na divisão e localização das lavouras dentro das propriedades, na divisão dos talhões ou piquetes, ou simplesmente, na identificação de “manchas” que diferem do padrão geral. A partir dessa divisão, o tratamento diferenciado de cada área já está dentro do conceito de Agricultura de Precisão.

esalq6

HISTÓRIA – De acordo com o professor Luiz Antonio Balastreire, no Brasil, as primeiras ações de pesquisa na área foram realizadas na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (Esalq-USP) em 1997, onde um trabalho pioneiro com a cultura de milho resultou no primeiro mapa de variabilidade de colheita do Brasil. A partir de então houve também crescimento nas iniciativas de pesquisa/extensão em agricultura, com envolvimento de instituições como Esalq-USP, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Embrapa, Fundação ABC, Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e em dezenas de outras empresas privadas do setor agrícola e tecnológico.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s