Folga? Nada disso!! Período de vazio sanitário e entressafra é tempo de capacitação 

O período entre 15 de agosto e 15 de setembro é considerado tempo de vazio sanitário para a agricultura mato-grossense. Isso coincide com a entressafra que varia de agosto a novembro. Porém esse intervalo não é sinônimo de folga nem para os produtores e trabalhadores rurais e, muito menos, para o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT). Os produtores aproveitam para “arrumar a casa”, ou seja, fazer treinamentos, capacitações e várias outras atividades que não podem fazer durante a safra.

Treinamento de Máquinas Agrícolas

Somente para o mês de setembro, o SENAR-MT tem mais de 750 ações educacionais previstas para serem realizadas em 110 municípios mato-grossenses. José Almeida de Amorin, produtor rural de Campo Novo do Parecis, município onde o Sindicato de Produtores Rurais em parceria com o SENAR-MT irá realizar 35 ações educacionais em setembro, conta que escolheu este mês para fazer um treinamento de Operação e regulagem de implementos agrícolas para preparo e correção do solo, porque é o período mais tranquilo do ano. “Aproveitamos o vazio sanitário e a entressafra para nos capacitarmos, fazer revisão nos maquinários e deixar tudo pronto para a próxima safra”.

28 - agos - blog - foto 1 - treinamento de máquinas e implementos agrícolas
Treinamento de máquinas e Implementos agrícolas em Lucas do Rio Verde

A gerente sindical de Lucas do Rio Verde, Suzete Piton Vassoler vai ainda mais longe. Segundo ela, este período entre junho de novembro é o preferido não só dos agricultores, mas pelos produtores rurais de todas as áreas para fazer treinamentos. “Nossa demanda por cursos do SENAR-MT é alta já a partir de julho. Por isso, fazemos tudo para que não seja alterada a data dos treinamentos agendados para este período. Sabemos que durante a safra o produtor está sempre muito ocupado, plantando, aplicando insumos ou colhendo”.

Para Lucas do Rio Verde estão previstas 15 ações educacionais que serão realizadas pelo Sindicato de Produtores Rurais em parceria com o SENAR-MT. De acordo com Suzete, o curso de Gestores Rurais tem sido bastante procurado. “Neste mês vamos realizar vários módulos. É o período que todo mundo pode”. Ela acrescenta ainda que, essa área de gestão das propriedades rurais, têm preocupado os produtores. “Isso faz com que eles procurem se capacitar mais. Estão buscando informações e conhecimento”.

SONY DSC
Ipiranga do Norte

Em Ipiranga do Norte a situação não é diferente. De acordo com a mobilizadora Thais Ferreira a demanda também é grande durante a entressafra. Segundo ela, os treinamentos mais procurados são aqueles na área de máquinas e implementos agrícolas e também os relacionados ao setor de saúde e segurança no trabalho. “Em setembro vamos realizar em parceria com o SENAR-MT sete treinamentos voltados para a capacitação de profissionais que vão atuar na agricultura”.

Dentre os Sindicatos de Produtores Rurais que mais demandaram treinamentos junto ao SENAR-MT em setembro, o destaque fica para Campo Novo do Parecis com 35, Juína, que realizará 20, Cotriguaçu e Rondonópolis que estão com 16 previstos para cada município. Mas ao todo 110 municípios vão ter treinamentos neste mês de setembro.

16 - jan - Manejo Integrado de pragas da soja - CT Campo Novo (1)
Centro de Treinamento e Difusão Tecnológica de Campo Novo dos Parecis

O produtor Maurício Silva e Souza, da região de Sorriso conta que todos os anos programa pelo menos duas ações de qualificação e capacitação para os seus colaboradores. Ele planta cerca de 800 hectares de soja e também desenvolve outras cadeias produtivas dentro de sua propriedade. “Tenho cerca de 10 colaboradores e, todos os anos, procuro algum curso, palestra ou qualquer tipo de evento que traga conhecimento para minha equipe”.

Assim como Souza, Albino Arruda de Mello, da região de Campo Verde, também leva seus 15 colaboradores para eventos que agreguem valor e conhecimento. “A gestão é um assunto importante que está muito em alta. Além disso, a troca de informações e o acesso ao conhecimento é muito importante para todos, especialmente para quem lida com a terra que precisa aumentar a produtividade no mesmo espaço”.

30.09- Soja - Plantio -Rafael Manzutti (17)

VAZIO SANITÁRIO –  é um período de ausência de plantas vivas (cultivadas ou voluntárias) nas lavouras de culturas como soja, feijão e algodão. Em cumprimento as normativas estaduais neste período, todas as espécies voluntárias, hospedeiras de pragas-alvo e doenças devem ser destruídas mediante o uso de produtos químicos ou métodos físicos, como a utilização de grade, dentro do prazo estipulado. Nos períodos de vazio sanitário já vigentes, temos destaque para o da soja, que ocorre entre junho e setembro, variando de acordo com a legislação de cada Estado.
Atualmente, 12 estados adotam o regime de vazio sanitário regulamentado: Tocantins, Maranhão, Pará, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Goiás, Paraná, Minas Gerais, Rondônia e São Paulo. Os agricultores que não cumprirem o vazio sanitário estarão sujeitos a penalidades. Esse período sem o cultivo da oleaginosa ocorre para evitar os problemas relacionados ao fungo da ferrugem asiática (Phakopsora pachyrhizi). Esse fungo é biotrófico, ou seja, necessita de plantas vivas de soja ou outro hospedeiro para sobreviver. Por isso, o período de vazio sanitário diminui o aparecimento de inóculo da doença reduzindo a quantidade de tecido vivo disponível para o fungo, minimizando ou retardando sua ocorrência.

Dentre os benefícios do vazio sanitário destacamos a queda na ocorrência da doença e/ou pragas-alvo, o que reduz a necessidade de outros métodos de controle e, consequentemente, acaba sendo uma economia nos custos de produção.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s