Vamos falar de futuro

Ainda estamos em 2016, mas para quem trabalha no setor do agronegócio a cabeça já está pensando nos desafios para o ano de 2050. Isso porque até lá, a população mundial vai crescer 31% e chegar a 9,7 bilhões de pessoas, sendo que a grande maioria vai morar nas cidades e terá uma melhoria na renda e na qualidade de vida. Com isso, a demanda por alimentos vai aumentar 70%, sendo que 40% devem ser produzidos no Brasil.

O assunto tem sido amplamente debatido pelo setor. O superintendente do SENAR-MT, Otávio Celidonio, tem feito diversas palestras sobre o tema neste ano. A mais recente foi durante o 69º Sistemas Integrados de Manejo na Produção Agrícola e Sustentável (Simpas), em Tangará da Serra, nesta semana.

24-nov-69o-simpas-tangara-da-serra

Mas o que o SENAR-MT tem a ver com isso? “Vamos ter que produzir mais, em uma mesma área e nossa alternativa é aumentar a produtividade. Para isso, utilizaremos cada vez mais tecnologia que demandará profissionais capacitados”, aponta Celidonio.

O SENAR-MT tem a competência para capacitar esta mão de obra, mas o desafio é que na maioria das vezes os trabalhadores não têm escolaridade para usufruir destes treinamentos. Celidonio diz que só para se ter uma ideia, 53% dos analfabetos funcionais no Brasil estão empregados na agropecuária. No setor, apenas 4% dos trabalhadores têm formação superior.

24-nov-69o-simpas-tangara-da-serra-002

Na palestra, Celidonio aproveitou para falar sobre os programas e treinamentos ofertados pelo SENAR-MT. “A meta para 2017 é realizar cerca de quatro mil treinamentos e qualificar mais de 50 mil pessoas para trabalhar no campo”.

Ou seja, temos muito trabalho pela frente. Um enorme desafio, mas estamos engajados neste processo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s